76 ANOS

40 mil romeiros lembram morte de Padre Cícero



ESTA É A PRIMEIRA vez que a Imagem de Nossa Senhora visita Juazeiro, marcando os festejos de encerramento do ano centenário do Município e os 76 anos de morte de Padre Cícero
ELIZÂNGELA SANTOS
21/7/2010
A celebração também marcou a despedida da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que visitou Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte. Cerca de 40 mil pessoas, de acordo com estimativa da Secretaria de Turismo e Romaria deste Município, participaram da missa dos 76 anos de morte do Padre Cícero, no pátio da Capela do Socorro. A celebração também marcou a despedida da imagem de Nossa Senhora Aparecida de Juazeiro. Amanhã, a cidade completa 99 anos de emancipação política. A vinda da imagem, desde o último dia 17, faz parte da abertura do ano do centenário da cidade e marca o encontro dos dois grandes centros de romaria do Brasil, que são Aparecida e Juazeiro.

ESCOLAS

Má qualidade do ensino infantil é causa de fracasso no Enem



Hábito da leitura deve ser iniciado na primeira infância, diz o presidente do Conselho Estadual de Educação
FOTO: GUSTAVO PELLIZON (26/10/2005)
21/7/2010
Incentivo à leitura é importante desde a infância, para que resultados apareçam em avaliações de alunos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia escolas a partir de alunos que estão terminando a educação básica. Mas é no início do processo, na educação infantil, que muito do fracasso ou do sucesso é definido. A atenção dos pais na aquisição da linguagem, as histórias contadas e cantadas e a pronúncia correta das palavras, quando se unem a fatores como formação do professor, tornam-se decisivos na aquisição e desenvolvimento da linguagem. O problema é que as creches, escolas e mesmo os pais nem sempre estão preparados.
SOBRAL

Feira de Negócios da Zona Norte abre amanhã


Estandes estão sendo montados no Centro de Convenções Inácio Gomes Parente, no Município de Sobral. Os organizadores fazem os últimos retoques para abertura da feira
WILSON GOMES
21/7/2010
Com uma programação variada, a Fenaiva vem como uma oportunidade de grandes negócios

Sobral. O Centro de Convenções Inácio Gomes Parente abre espaço para a realização de mais uma Feira de Negócios Artesanais e Industriais do Vale do Acaraú (Fenaiva), que começa amanhã. Foi realizada pela primeira vez em 1987 com o objetivo de projetar Sobral como cidade Polo de Desenvolvimento da Zona Norte para a realização de grandes eventos. A Fenaiva, que conta com o patrocínio da Prefeitura de Sobral e apoio do Sesc, Senac e Banco do Nordeste, chega a sua 24ª edição e segue como uma grande oportunidade de negócios no setor industrial, comercial, serviços, agronegócio, turismo e artesanato da região norte do Estado.